Uncategorized

Nem Tudo São Flores na Vida dos Gestores

Em toda e qualquer profissão existem aspectos positivos e negativos e, na gestão, não é diferente, tem até uma frase que define bem esta situação: nem tudo são flores na vida dos gestores. Mas o propósito do texto não é assustar ninguém, pelo contrário, é mostrar na prática os desafios que se encontra nessa jornada. E, são esses aspectos que vou abordar no nosso texto.

Percepção pela experiencia

Na minha vivência de mais de 20 anos na gestão, entendo como uma das coisas que mais pesa para um profissional que atua como gestor, principalmente no ambiente escolar, é o peso diário da rotina, pois, ser gestor, não é uma profissão que se resume a entrar às 8h e sair às 18h, com direito a 1h de intervalo no almoço, onde se bate um cartão ou assina a folha ponto e vai embora, despreocupado com as tarefas resolvidas e pendentes. A gestão acompanha sua vida mesmo depois do seu horário de expediente. Pois, o gestor é o responsável por gerir o funcionamento de tudo que existe ali dentro. Simplesmente as coisas dependem do olhar do gestor, é ele quem assina e aprova quase tudo, delega e supervisiona. Os problemas, pendencias e oportunidades não aparecem apenas no horário de trabalho, eles surgem a qualquer momento. Não é difícil que as atividades do gestor se misturem e tomem tempo da sua vida pessoal, e, se não tiver um grande equilíbrio emocional para separar isso, com certeza vai sentir o peso na vida particular, além é claro, de também impactar na eficiência do seu processo de gestão.

Particularmente, conheço muitos profissionais que não deram conta do recado, e após poucos meses, viram suas rotinas de vida pessoal e a sua carreira como gestor ruírem. Portanto, esta força que acompanha o cargo de gestor, principalmente de uma escola ou de uma faculdade, onde elementos como pais, professor, alunos, equipe de funcionários e legislação, precisam de orientações, direcionamentos, respostas e ações.

Esta rotina é extremamente dinâmica, demandando mais horas de atenção com o seu trabalho do que as 44h semanais previstas. Mas, o gestor tem família, vida pessoal e compromissos. E apenas separar as coisas e equilibrar a situação não resolverão os problemas.

O Gestor e a sua equipe: uma luz no fim do túnel

Todo bom gestor tem uma boa equipe, então, surge uma luz no fim do túnel. Um bom gestor tem profissionais das mais diversas competências trabalhando com ele. E, prepara-los, orientá-los e delegar atividades, passa a ter uma importância fundamental. Afinal, apesar de grande parte dos processos exigirem a sua supervisão e aprovação, uma instituição não pode depender uma única pessoa para tudo. Por isso, um bom gestor deve ter pessoas que lhe representem na sua ausência, preparadas para tal, sempre mantendo um vínculo de confiança, uma comunicação muito clara e assertiva.

Portanto, dividir responsabilidades e saber equilibrar a sua vida pessoal e profissional são premissas básicas para quem quer ter êxito como gestor. A gestão é algo importante e grandioso, que vai fazer parte da vida do gestor sim, em grande parte do tempo, eu arriscaria a dizer que de segunda a segunda, de janeiro a janeiro. Porém, existem meios que facilitam e muito este processo, basta saber usá-los com inteligência e da maneira correta.

Por fim, a gestão também proporciona muitas conquistas, gera grandes resultados e muita satisfação, também tem inúmeros aspectos positivos. E isso, abordaremos em outros posts.

2 thoughts on “Nem Tudo São Flores na Vida dos Gestores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *