Gestão Estratégica

Agora, só as flores para os gestores, por favor!

No último texto, falei de alguns pontos que percebo como importantes para se refletir, que não são necessariamente negativos, pois afinal, nos levam a reflexões e nos proporcionam crescimento. Mas no texto de hoje, vou abordar os aspectos positivos, o lado bom de ser gestor.

 

A satisfação é muito maior

No final das contas, a satisfação em ser gestor é muito maior do que os desafios que se encontra neste caminho. É extremamente gratificante você perceber as coisas se modificando, processos evoluindo, pessoas se envolvendo, quando pais, alunos ou a sua equipe comentam que estão percebendo as melhoras. E o melhor, observar o que você se propôs a fazer, perceber que as coisas estão dando certo, e, que você é o mediador deste processo. Pois, dado o tamanho das dificuldades que já comentamos, a transposição delas é uma conquista clara e mensurável.

 

A instituição funciona sem a presença do gestor

Acredito também que outra grande satisfação de um gestor é quando percebe que a sua ausência no ambiente e nos processos, não altera em nada o funcionamento da instituição, que tudo continua a fluir com naturalidade, principalmente por compreender que este processo não acontece do dia para a noite, tudo na Educação é mais complexo, demanda paciência, cuidado, os primeiros sinais surgem após um semestre, ainda tímidos, após um ano os sinais vão se tornando mais claros, para então, começarem a eclodir os resultados, e este, é um dos mais gratificantes. A sensação inicial de que seria muito difícil executar qualquer tarefa, é substituída por: tudo está evoluindo tão bem! Isso, além de gratificante é um combustível extra para avançar mais adiante.

 

A instituição tem a cara do gestor

Outro ponto interessante é compreender uma frase que os grandes estudiosos da gestão falam e eu concordo: a instituição tem a cara do gestor. Quando se percebe suas características em determinados processos e setores, sinta-se orgulhoso, pois é outro forte indicador de que seu trabalho tem resultado. Por isso, ao observar o trabalho de um gestor, facilmente se percebe se ele é realmente um gestor e apenas um burocrata aplicando diretrizes.

É importante ressaltar que um bom gestor não apenas coloca suas características na instituição, ele faz isso com sutileza e principalmente, de forma democrática e participativa, envolvendo nos processos professores, alunos e a comunidade, e tomando decisões a partir de suas percepções.

Por fim, posso lhes assegurar, que ser um gestor escolar, gerir não apenas processos, mas sim impactar na vida das pessoas, colaborar com um elemento tão importante para a sociedade que é a promoção de uma Educação de qualidade, é uma sensação que supera qualquer desafio ou dificuldade anterior. Ser gestor, é fazer a diferença num contexto muito mais amplo.

Mais adiante, em outro texto, vamos prosseguir com estes aspectos, provocar reflexões para envolver sua equipe, seus alunos e a comunidade, como utilizar o sindicato, por exemplo, método que uso para escutar os atores envolvidos no processo e compreende-los, para contemplar seus olhares nas tomadas de decisão e condução de ações.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *