Gestão Estratégica

O Gestor Escolar e o Envolvimento Social

Já é sabido que o papel do gestor escolar é muito amplo, presente em diversas dimensões, com muitas possibilidades e áreas de atuação, que demandam e muito a sua atenção, mas, neste texto, vamos abordar o aspecto social, neste caso em específico, no ambiente escolar, e, como isto pode otimizar o seu processo de gestão.

Quando abordamos o aspecto social no ambiente escolar, nos referimos à responsabilidade do gestor enquanto comandante no processo de inserção da escola na sociedade. Neste aspecto, o primeiro ponto a compreender é o ambiente escolar em sua totalidade, o que neste caso, implica em fatores como, a região onde a escola está inserida e suas características, a comunidade em torno da escola, os aspectos culturais e comportamentais, econômicos, entre outros fatores.

Algumas vezes, o gestor é oriundo deste mesmo meio, nasceu e cresceu naquela comunidade e já conhece os seus detalhes e suas especificidades, mas, caso o gestor venha de outro lugar, o que acontece na maioria dos casos, é recomendável que se concentre e se dedique a conhecer e compreender cada detalhe, desde o comércio local, até o perfil das famílias e suas rotinas, quais os ambientes de lazer daquela comunidade, qual a lógica daquele ambiente, a sua linguagem, e assim, possa se posicionar de maneira assertiva, para então, buscar parcerias e desenvolver projetos de sucesso, como abordamos no texto anterior.

Mas, a primeira pergunta é: como conhecer de fato estes aspectos, já que o gestor tem dentre suas atribuições, processos burocráticos, conflitos internos e uma série de outros fatores para gerenciar?

Pautada nestas necessidades, aprendi ao longo dos anos, algumas estratégias básicas, e que me foram muito úteis para compreender esta dimensão do trabalho do gestor. E, abaixo, listo três que penso serem as prioritárias:

1 – Se disponibilize para as associações do bairro onde sua escola está inserida, ofereça ajuda, participe. Aproximar-se das associações de moradores e de ações promovidas pela comunidade local, pode contribuir bastante para que você faça a sua inserção e conheça a realidade do ambiente. (Dica válida tanto para gestores da Educação Básica, quanto para gestores da Educação Superior).

2 – Procure as unidades de saúde e o conselho tutelar da região para buscar compreender quais os problemas sociais e familiares mais comuns da comunidade. (Esta ação é fundamental para os gestores da Educação Básica).

3 – Busque entender qual é a locomotiva da economia daquela região, se é o agronegócio, comercio ou a indústria a atividade preponderante na sua comunidade. (Para o gestor da Educação Superior, esse é o elemento crucial a ser compreendido).

Posto isso, já é sabido que a BNCC, Base Nacional Comum Curricular, prevê esta postura do gestor, quando contempla que, para contribuir com a formação integral do indivíduo, a escola promova uma integração social, alinhando aspectos e valores entre os ambientes interno e externo da instituição.

Assim, o gestor também deve acompanhar e estimular os professores a pensarem alinhados a essa estratégia, já que eles, geralmente são oriundos do próprio meio. Então, desperte e estimule a sua compreensão sobre os problemas sociais da região, e, em conjunto, busquem propostas para promover solução para estes problemas. Também, entendemos que o gestor, nesta dimensão, tem o papel de promover a conscientização da comunidade, trazer os desafios e problemas da realidade local para dentro da escola, criar métodos e formas de promover esta interação, uma vez que não existem receitas, pois, as realidades e os recursos disponíveis em cada ambiente, são diferentes.

Portanto, além do trabalho rotineiro, cabe ao gestor buscar respostas de como a escola pode colaborar com a realidade social daquele ambiente, pensar e observar além de seus muros, promover eventos, desenvolver projetos, ações que integrem e gerem envolvimento da comunidade externa, identificar quais os recursos necessários, ou seja, estruturar o seu ano letivo e seu planejamento contemplando a realidade e o contexto onde sua escola está inserida.

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