Gestão Estratégica

Gestor Escolar: Cinco Dicas Para Engajar Sua Equipe

Um dos grandes desafios do gestor escolar, seja em ambiente da educação básica ou da educação superior, é engajar sua equipe e mantê-la motivada durante todo o ano letivo. Mas, quanto mais próximo do fim do ano, mais difícil fica o desafio, devido ao peso do ambiente educacional e suas rotinas, ainda que, no meio do ano, as escolas tenham um recesso que vai de uma semana até dez dias, o que traz a equipe recarregada para o segundo semestre. Porém, mesmo com esta pausa, os últimos três meses do calendário escolar, compreendem o período mais puxado do ano, que exige, além do encerramento das atividades, atenção em um movimento para o planejamento do ano seguinte, da organização dos próximos projetos. Assim, manter e desempenhar esse papel é o desafio do gestor. Portanto, buscar o equilíbrio entre: o ritmo de trabalho, a pressão do final do ano, compreender que existem problemas pessoais e profissionais, além do cansaço físico, comum no final do ano, é o que determina o sucesso de um processo de gestão.

Mas a pergunta é: o que é ter uma equipe engajada? Posso assegurar que estar engajado, passa pela identificação da sua equipe com a instituição, nas relações e no clima organizacional, pois, quanto mais o profissional se sente pertencente a uma instituição, mais ele se engaja com ela, poder ser um gerador de ideias, ter novas atribuição e responsabilidades, conquistar mais autonomia e vislumbrar novas perspectivas profissionais.

E, as cinco melhores estratégias que separei para engajar a sua equipe são:

 

  1. Transparência nas relações: atenção e cuidado redobrado ao falar, prefira sempre ser objetivo e direto, não diga nada sobre um comportamento ou uma ocasião para o colega, ou para outro membro da sua equipe, diga diretamente para a pessoa, não mande recados e evite o diz que me disse.

 

  1. Valorize o funcionário: observe suas ações, sua evolução, se o feedback for negativo, quando não houver entrega suficiente, cobre melhoras, mas, se desempenhar um bom trabalho, elogie e valorize as suas ações.

 

  1. Faça planejamento: colabore e peça colaboração da sua equipe sobre a elaboração dos planos e faça com que todos os envolvidos participem e saibam como proceder, e, por fim, distribua papéis ativos no processo a sua equipe.

 

  1. Estabeleça metas de trabalho: construa de forma objetiva metas razoáveis para sua equipe alcançar, tanto individualmente, como coletivamente, mas faça com que todos se esforcem um pouco para alcançá-los.

 

  1. Coloque-se a disposição: conduza sempre com liderança, suavize o caminho e forneça recursos, ou na falta deles, ajude com a resolução dos problemas. Nos períodos mais difíceis, arregace as mangas e trabalhe em conjunto até que tudo volte ao normal, depois você volta a delegar.

 

Portanto, se conseguir implementar estas estratégias, a relação com a sua equipe vai estreitar bastante e as possibilidades de ter sucesso na sua gestão crescem exponencialmente. Então, agora é hora de colocar o plano em prática, boa sorte!

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