Educação

Projeto de Liderança Dentro da Escola?

Como já comentei anteriormente, a liderança é um dos aspectos mais importantes da gestão escolar. Pois, é por meio da sua capacidade de desempenhar bem esse papel, que estão inseridas muitas das atribuições da rotina do gestor, como envolver, gerir, delegar e monitorar a sua equipe. Pensando nisso, eu desenvolvi e adaptei a minha realidade, um projeto chamado Fórum de Líderes, na instituição privada de ensino superior em que atuo, com base em outros projetos que conheci. O programa consiste na reunião de líderes das turmas. Pensando na liderança como uma habilidade que deve ser aprimorada constantemente. Aqui, por ser uma IES, nós temos um perfil de público, adulto e com determinadas características. Já na numa instituição de educação básica, pode se adequar o mesmo modelo, tomando certos cuidados com os horários em que marcam os encontros e até com as atribuições que são designadas para os líderes representantes de turma. Mas antes de falar mais sobre o projeto, vamos entender um pouco mais sobre liderança.

 

Mas afinal, o que é liderança e de onde ela vem?

O processo de liderança vem sendo desenvolvido ao longo da história, se pegarmos um líder nos anos 60, por exemplo, ele tinha o papel do “chefe” sentava em sua cadeira, baixava diretrizes, obrigações, dividia os processos e os controlava. Já na década de 70, quando as empresas passaram a pensar mais em pessoas e menos em produção, a forma braçal ou operacional dos funcionários já não era mais uma prioridade, o sua capacidade intelectual começou a ganhar mais importância, para então nas décadas de 80 e 90 fatores como a motivação, dedicação, e isso começou a ganhar mais espaço nas preocupações com a sua equipe, o que refletiu no papel do líder, que precisou compreender e levar em conta estes aspectos para otimizar os resultados da sua equipe. Por isso, a liderança, pode ser resumida como a capacidade ou habilidade de despertar uma motivação, uma vontade de fazer a diferença, sem impor, apenas mobilizar.  Portanto, a capacidade de gerir equipes, conduzir trabalhos e projetos, mobilizar capital intelectual de forma motivadora é fundamental para se tornar um bom líder.

 

Tipo de liderança

Hoje, a bibliografia classifica alguns tipos de liderança, como o líder meritocrático, o líder democrático, tem o liberal, o autoritário, o paternal e os líderes transformadores. Existem várias formas de liderar, e cada sujeito tem um perfil que se encaixa com um determinado tipo de liderança, portanto, temos que buscar o entrosamento com a nossa equipe, baseado com as nossas características, assim, para qualquer tipo de liderança, o propósito é promover um ambiente que proporcione o desenvolvimento profissional e pessoal, garantindo os resultados esperados, bom clima organizacional e a satisfação de todos os membros da sua equipe.

 

Fórum de Líderes

Pensando nisso, que desenvolvi o projeto Fórum de Líderes, com alunos representantes de turmas e de cursos, que promove atividades de desenvolvimento de liderança, pois, estes jovens, foram de alguma forma escolhidos pelos seus pares para serem representantes, assim, existem neles competências que os destaquem para a tal atribuição. Nas reuniões, abordamos atividade e temáticas de liderança, por meio de oficinas, palestras e estudos de caso. E o projeto tem continuidade neste ano de 2019, após conversar e ouvir depoimentos e opiniões dos participantes, foi bastante satisfatório perceber o aprendizado, o desenvolvimento e a motivação deles para continuarem o projeto.

No meu caso, pelo perfil dos estudantes, a periodicidade, a profundidade dos conteúdos e a dinâmica dos encontros é adequada a nossa realidade. Mas este projeto pode também ser implementado na Educação Básica, sem muitos recursos, buscando parcerias com a comunidade externa, trazendo convidados, promovendo oficinas e proporcionando aos nossos jovens e crianças uma nova percepção, os desenvolvendo para serem líderes melhores. Um projeto que deu certo e que recomendo aos gestores de todos os níveis e contextos que o adeque e insira na sua instituição.

Se você tem alguma contribuição, algum modelo que também funcionou na sua instituição, entre em contato e compartilhe essa ideia conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *