Gestão Estratégica

Volta às aulas: os três principais desafios do gestor

Nesta semana muitas instituições estão retomando suas atividades, independentemente do nível de ensino, vale a pena refletir a relação entre os gestores e suas equipes. O papel do gestor na rotina da escola, nós já sabemos, melhorar cada vez mais o processo de aprendizagem dentro da instituição, e, o professor e a equipe pedagógica são a linha de frente deste processo. Portanto, pensar na sua equipe e promover um equilíbrio nas rotinas pedagógica e acadêmica é uma das nossas atribuições neste momento. Buscar essa excelência é um desafio diário, precisa ser nosso foco e fazer parte do nosso plano de ação. Existem três grandes desafios e para cada um deles, e, algumas estratégias que são fundamentais nesse processo:

 

1 – Fortalecer a relação com a sua equipe.

A sinergia entre o gestor, equipe pedagógica e professores, não pode ser pautada em uma cadeia hierárquica, onde a equipe respeita o gestor por ser diretor, mas ter como base um trabalho colaborativo, já que somos uma grande equipe. Estabelecer práticas de gestão que inspirem confiança, desenvolver habilidades para criar um ambiente de relação confiável e que motive sua equipe. Capriche na comunicação, use e abuse dos recursos tecnológicos, e-mail, WhatsApp, Facebook, são inúmeras as ferramentas que podem estabelecer uma comunicação eficiente. Mas não para por aí, não se limite a comunicação indireta. Se faça presente na sala dos professores, na sala de aula, converse, pois, desenvolver essa relação de proximidade é fundamental. Se permita discutir com eles, que eles discutam com você, planejamentos, rotina em sala de aula, projetos, ou seja, não se aproxime apenas da sua equipe, mas também da sua realidade.

 

2 – Resolver os problemas da equipe

Se você conseguir auxiliar na resolução dos problemas da sua equipe, você já está num patamar muito acima da grande maioria dos diretores, que se focam em suas tarefas administrativas e esquecem a realidade da escola. Para tanto, você precisa conhecer de perto suas realidades. Acompanhe o planejamento, se proponha a entrar em sala de aula, tenha um cronograma mais próximo. Identifique quem são os integrantes da sua equipe, suas dificuldades e se faça presente sempre. Este é um momento de planejamento, onde todos estão construindo seus planos para o ano, isso não significa que você precise desenvolver junto com cada um, mas estar perto e ter conhecimento sobre o que se passa, contribui e muito.

 

3 – Estimular a qualificação da sua equipe.

Aqui, você tem a faca e o queijo na mão. Não foque suas reuniões apenas em pautas que devem ser cumpridas, em problemas, invista um tempo no seu planejamento para identificar quais as maiores dificuldades da sua equipe e busque seu fortalecimento, procure parcerias com outras instituições, promova atividades em formato de workshop, oficinas, trabalhe a formação dos seus professores. Organize suas reuniões para poder abranger as pautas necessárias, mas também traga elementos de contribuição, que envolvam e atendam às necessidades da sua equipe.

 

Esses são itens importantes para contemplar não apenas nesse inicio de ano, mas durante todo o seu decorrer, porém, agora é hora de começar, inclua essas atividades no seu plano de trabalho atual. Coloque como prioridade o desenvolvimento e o fortalecimento da sua equipe, que são a linha de frente para o principal objetivo da escola, uma melhor qualidade de ensino.

 

One thought on “Volta às aulas: os três principais desafios do gestor

  1. Muito bem colocado os princípios desafiadores. Porém quando se tem uma cultura extremamente antiga de se valorizar o salário e os interesses próprios custe o que custar. Tens algum concelho, sugestão ou estudo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *