Gestão Estratégica

Nem Tudo São Flores – Expresso Educação

É comum para um gestor enfrentar diversos desafios, das mais diferentes possibilidades, e, é fundamental sempre buscar e se doar o máximo possível para gerar novos resultados, otimizar processos, resolver problemas, facilitar tarefas e mediar conflitos. Seja buscando os resultados acadêmicos e pedagógicos, ou para otimizar resultados e melhorar o clima do ambiente de trabalho. Para isso, como já é sabido, é crucial que se tenha uma equipe próxima e competente, processos inovadores, como planejamentos estratégicos, processo de avaliação, indicadores, reuniões de feedback, etc.

Porém, mesmo tendo uma equipe que lhe assessore, ainda remanescem algumas decisões e algumas importantes ações que precisam ser tomadas e conduzidas por apenas uma pessoa, o gestor, ou seja, sozinho. Principalmente ações referentes aos recursos humanos. Portanto, o gestor é sempre solitário nesses casos, pois tais situações não podem ser compartilhadas. Gerando então, a conhecida “Solidão”. É muito difícil encontrar um gestor, que não esteja em determinado momento da sua trajetória profissional, sentindo-se só.

Calma, sempre há uma saída

Mas, mantenha a calma. Como já diz a frase: para tudo na vida, há sempre uma saída, na gestão não é diferente. Trago como saída, uma valiosa dica: invista no seu desenvolvimento e no compartilhamento de ideias com outros gestores, buscando exemplos, referencias e até mentorias com quem já passou por experiências semelhantes. Num primeiro momento, a sensação de solidão é grande, e a certeza de que não vai conseguir achar um caminho adequado é quase certa.

Mas não desista, não desanime, leia, busque recursos, assista a vídeos e procure por pessoas com experiência. Tenho certeza que você irá encontrar.

Estar preparado emocionalmente para determinados momentos é uma prerrogativa, enquanto contar com dicas de alguém mais experiente, ajuda e muito nestes momentos.

Ser um grande gestor não é necessariamente um dom, é preciso aprender e aprofundar o conhecimento, estar em constante aprimoramento e desenvolver competências e habilidades, além, é claro, de criar uma rede de compartilhamento com outros colegas. Assim, tenho certeza que a sensação de solidão vai embora com mais rapidez e a harmonia volta a reinar na cabeça do gestor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *