EducaçãoGestão Estratégica

Gestão na Educação Infantil: Três estratégias para otimizar a sua escola

Já sabemos que ser gestor de uma instituição de ensino é diferente de gerir qualquer outra empresa, já que atendemos a demandas muitos específicas, e, formamos seres humanos. Porém, na Educação, dentre os diferentes níveis de ensino, temos especificidades diferentes, e neste texto, vamos abordar a gestão para a Educação Infantil.

Desta forma, devemos ter uma atenção especial aos processos de gestão, pois a fase em que se encontram as crianças é mais delicada do que nos demais níveis, e qualquer erro, pode tomar proporções maiores.

1 – Tenha um Projeto Específico para Cada Ação

Ter um projeto para gestão é fundamental para gerir qualquer instituição, mas aqui, temos que redobrar o cuidado, já que o ambiente e o contexto escolar para crianças nesta fase, são divergentes do contexto familiar, ao qual elas estão habituadas, o que pode causar estranheza para os pequenos. Portanto, ter um plano específico para a alimentação, seguir à risca os horários de cada atividade, evitar situações onde o famoso improviso aconteça, o que deixa as crianças ociosas, por exemplo, devem ser uma prioridade. Por isso, aqui tudo deve ser pensado, planejado e implementado com maestria. E o gestor é o responsável por comandar isso!

2 – Atenção ao Cotidiano

Comumente vemos as atividades, o tempo e a forma como são executadas sendo definidas pela equipe pedagógica, e, se esta mesma equipe estiver em outra instituição, a rotina das atividades serão as mesmas. Aqui está o erro, pois devemos contemplar e investigar o real contexto destas crianças, família, comunidade escolar, tempo de permanência da escola, entre outros fatores. Cada escola, baseado no perfil dos seus alunos, deve ter um “timming” para suas atividades, e também uma condução personalizada, por isso, é importante ouvir, identificar e estar sempre atento ao comportamento dos pequenos, por vezes, numa mesma instituição, uma atividade que acontece pela manhã, pode não funcionar da mesma forma se aplicada no período da tarde. Já que as crianças que acordaram cedo, tem um outro ritmo biológico e comportamental. Por isso, personalize as atividades com sua equipe para cada uma  das turmas, sempre levando em conta a necessidade dos pequenos.

3 – Formação de Professores

Formar sua equipe de forma continuada é fundamental para qualquer nível, e aqui, como já sabemos, é uma prioridade. O que também é comum, é vermos profissionais com formação em pedagogia ou magistérios ingressando logo após o estágio na Educação Infantil, passando a impressão a muitas pessoas, que este nível demanda menos experiência para atuar. Ledo engano, as profissionais que atuam neste nível, devem estar sempre em atualização, pois é o nível que mais demanda cuidado e sensibilidade. Por isso, não economize tempo e recursos para formar sua equipe. Promova sempre que possível palestras, oficinas e mantenha um dialogo, claro, direto e aberto com a sua equipe. Estimule-os a procurar cases de sucesso, novas metodologias e esteja sempre os motivando para estarem sempre à frente.

Vale lembrar que os pequenos tem o seu primeiro contato com a escola nesta fase, e uma boa experiência aqui, vai contribuir para torna-los mais motivados e engajados com o ambiente escolar.

Gostou do texto? Então deixe sua opinião e contribuição conosco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *