Gestão Estratégica

Três Aspectos que Você Precisa Dominar para ser um Bom Gestor Escolar

A gestão escolar pode ser compreendida em três grandes áreas distintas, pessoas, processos e tempo. Por isso, é fundamental que o gestor aprenda a: liderar pessoas, dominar processos e planejar o tempo.

 

Liderar Pessoas

Vamos começar abordando o aspecto mais importante de todos, liderar pessoas. Todo gestor precisa compreender a liderança, quais os melhores caminhos, técnicas e recursos para dominar a gestão de pessoas. Vamos lembrar, que em outros textos, já falamos que todo bom gestor, tem uma boa equipe. E, esta equipe, precisa ser construída e mantida.  Assim, o gestor precisa conhecer e compreender pessoas, conhecer profundamente a sua equipe, seus talentos, e como utilizá-los a seu favor, para, desta forma, liderar com excelência, sempre buscando novos conhecimentos e novas formas de desenvolvimento.

 

Dominar Processos

Aqui, vou usar o termo “Coisas” para definir a execução de processos e o controle de materiais. Mas, o gestor escolar, na maioria dos casos, acaba focado apenas na execução dos processos.  Desta forma, se você dominar estas “Coisas”, você aumenta e muito as suas chances de ser um gestor de sucesso. Mas, aprender processos, é a parte mais difícil, principalmente na área educacional, já que, usualmente, a formação inicial dos gestores escolares provem das licenciaturas ou pedagogia, que não contemplam tais fundamentos das administração em sua estrutura, demandando assim, de um desenvolvimento contínuo e externo a sua área de formação inicial, ou seja, sair do conforto, sair da “casinha”  para buscar tais elementos em outras áreas.

 

Planejar o tempo

E, o último, mas não menos importante dos três, planejar o tempo. Quando falamos em planejar o tempo, falo em planejar o futuro, traçar estratégias, organizar tudo o que vai ser feito.  Mas, também temos um problema, já que, também, isso é algo externo da formação inicial da grande maioria dos gestores escolares. Por isso, para aprender os processos de planejamento, planos estratégicos e outras ferramentas relacionadas, é necessário aprender a beber de outras fontes, principalmente da administração. Afinal, de nada adianta termos uma equipe excelente, dominarmos os processos e não sabermos planejar o que fazer com estes recursos, não é mesmo?

Portanto, o gestor escolar precisa compreender e dominar estas três importantes habilidades e, todas essas têm em comum a incessante busca pelo conhecimento. Então, caros amigos, saibam que, para desempenhar um bom trabalho, é fundamental estar constantemente estudando, se aprimorando e se desenvolvendo para desempenhar seu papel com maestria.

One thought on “Três Aspectos que Você Precisa Dominar para ser um Bom Gestor Escolar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *