Gestão Estratégica

Quatro Ações Infalíveis Para Envolver A Comunidade Externa No Seu Projeto

Como já foi falado aqui, um dos pontos mais fortes que o gestor escolar pode adotar é o desenvolvimento de projetos dentro da instituição. No último post, falamos sobre a comunidade interna e como envolve-los. Agora, neste texto, vamos entender como abordamos e envolvemos a nossa comunidade externa.

O primeiro ponto a saber, é que comunidade externa engloba os atores que estão além dos muros da instituição de ensino, ou seja, os pais, a família, as empresas e outras figuras que não pertencem ao cotidiano escolar. Nosso papel é mobilizá-los para que passem a participar de ações dentro da escola.

Na educação básica, este aspecto já é oficializado em função do conselho escolar, onde temos representantes da comunidade, mas, isso não quer dizer que estejam envolvidos de fato, pois apenas participar de reuniões e assinar atas, não significa que estejam engajados verdadeiramente com o projeto. Por isso, quero trazer quatro ações que envolverão a comunidade escolar dentro do seu projeto.

 

 

  1. Comunicação: apresente o verdadeiro sentido da sua proposta para a comunidade

 Defina e explane os seus objetivos e metas para eles, explique o motivo de precisar das suas colaborações. É importante ressaltar que você precisa fazer um pouco diferente do que faz com os seus professores e com a sua equipe, já que eles são elementos externos a sua instituição. Portanto, seja claro, compreenda a linguagem que você deve utilizar, além de explicar em qual momento é importante a sua participação. Pois, eles só irão se envolver de fato, quando compreenderem o que estão fazendo e qual o real motivo de estarem participando.

Tenha um cronograma de encontros, uma pauta clara e definida dos temas que irá abordar em cada reunião. Sugiro que de um nome para esses momentos, crie uma identidade para essas reuniões, pois, quanto maior o senso de pertencimento deles com a instituição, maior será o seu compromisso e envolvimento com a escola.

 

  1. Divulgue: foco na divulgação

 Existem muitas formas de divulgar seu projeto tanto para as pessoas que irão ajudar no processo, quanto para as que irão participar das ações, e, o bom gestor, deve utilizar todas as ferramentas possíveis. Utilize de cartazes, panfletos, estabeleça parcerias com rádios da comunidade, com comércios locais, postos de saúde, ou seja, busque parceiros para ajudar na divulgação do seu projeto, além é claro, da internet. Pois, as redes sociais são uma excelente ferramenta de baixo custo e grande alcance. Os próprios alunos e seus pais podem compartilhar conteúdos e potencializar essa divulgação. Pensar um pouco além do bilhete na agenda ou do cartaz no portão da escola é a grande sacada desta dica, dependendo do nível de ensino em que se trabalha, as possibilidades crescem exponencialmente.

 

  1. Compreenda: garanta as condições da verdadeira participação

 A dica aqui é: coloque-se no lugar dos seus parceiros quando o tema for, “quando e como realizar”. Não pense apenas na sua necessidade ou a necessidade dos professores como prioridade, garanta a participação dessas pessoas favorecendo as condições. Por vezes, momentos no final de semana, ou até mesmo dias de semana a noite, são situações que nos desconfortam, pois, já temos uma semana cheia e atribulada e queremos estes momentos para descansar. Mas vale o esforço, sair da zona de conforto ajuda e muito neste aspecto.

Por isso, prepare o espaço, a recepção, e pense no horário adequado para a maioria dos seus convidados. Às vezes, uma térmica de café e uns biscoitinhos que lhe custarão quase nada, as cadeiras já organizadas e dispostas adequadamente, agradarão seus convidados muito mais do que você imagina.  Invista algum tempo pensando nestes detalhes e promova uma condição adequadas.

 

  1. Envolva: estabeleça um canal de comunicação permanente

Quando conseguir efetivar as três ações acima, não perca essa conquista, mantenha o contato e o envolvimento com essas pessoas. Quando acontecer uma nova ação você não precisa gastar tanta energia mobilizando sua comunidade externa, já que, grande parte dos seus parceiros estarão ali, vinculados a instituição.

Sistematize todos os processos, identifique quem são os seus parceiros líderes, busque e discuta com eles qual o melhor canal para se comunicarem de forma permanente, ou seja, estabeleça uma cultura dessa participação e comunicação, semelhante ao que se faz de forma acadêmica, por exemplo, pois, quando acontecem semanas de prova ou qualquer outra atividade dentro da escola, há um cronograma, um aviso e todos sabem das atividades com frequência e antecedência.

Portanto, meus amigos, hoje trouxe essas quatro dicas, das quais uso e abuso nos meus projetos.

Gostou do texto? Então, nos ajude a divulgar esse trabalho, marque seus amigos e compartilhe essa ideia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *