Gestão e Inovação

3 Dicas para não errar com o WhatsApp no processo da Gestão Escolar

Uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas no mundo hoje, é o WhatsApp, independente do contexto social, faixa etária e nível de formação, portanto, faz parte da nossa rotina social. E, como já sabemos, o papel da escola é trazer a realidade da sociedade para dentro dos seus muros, mas, nesse caso, é algo que precisa ser pensado com muita cautela. Pois, mesmo que ele faça parte das nossas rotinas sociais, isso não significa que ele deve estar presente na rotina escolar com a mesma intensidade. Na maioria das escolas brasileiras, a ferramenta é muito utilizada por pais, professores e equipe pedagógica, que não necessariamente, sejam administrados pela instituição, mas que a envolve de alguma forma.  Pesquisas apontam que seis em cada dez escolas, já tiveram problemas mais graves com a utilização destes grupos, por veicularem conteúdos não coerentes ou relacionados ao âmbito escolar, gerando algum tipo de atrito entre os participantes.

Por isso, devemos refletir e avaliar de forma criteriosa o uso dessa ferramenta para a comunicação entre professores, pais e até alunos, onde usá-la deve ser uma decisão institucional, com diretrizes bem definidas e tomando alguns cuidados essenciais:

1 – Propósito do grupo

Grupos de WhatsApp que envolvam a instituição podem ter somente três finalidades: promover a troca de experiência entre as equipes, informações oficiais ou para um projeto específico da instituição, que necessite de um formato colaborativo.  Portanto, ao criar um grupo em nome da escola, você gestor é o responsável pelo conteúdo e mediação. Muito cuidado e clareza ao informar o que pode e o que não pode ser postado ali, pois só serão permitidos conteúdos institucionais. Quando um grupo envolve a comunidade externa, os pais, a situação pode ficar mais delicada. Sempre que for postado algum tipo de texto, imagem ou vídeo que não tenha relação com a informação institucional, solicite que seja removido, pois uma simples piada que agrada a maioria, pode incomodar alguma pessoa, e o campo de batalha digital está formado. Mesmo deixando as regras claras, comumente acontece de aparecerem posts aleatórios, então, controle e monitore o conteúdo, antes que seja tarde, se abrir uma exceção, todos se sentem no direito de postar e opinar.

2 – Quem cria o grupo do whats?

Converse com a sua equipe, não é adequado um professor ou pedagogo criar um grupo para comunicação com os pais, ou entre os alunos de forma deliberada. Antes de criá-lo, vale lembrar que só podemos ter três propósitos fundamentais, se a sua instituição já conta com um grupo, não há necessidade de se criarem outros. Se for realmente necessário, a decisão deve ser tomada em conjunto com toda equipe, para reforçar as diretrizes e todos os cuidados a serem tomados. Um simples grupo criado por um professor para tratar com os pais, pode se transforar numa arma contra ele mesmo, pois uma ferramenta de comunicação instantânea, permite que alguém insatisfeito, justa ou injustamente emita uma opinião, algo que possa expor outros alunos, professores e até mesmo o próprios professor, que por vezes pode responder de forma pessoal e não profissional, além de sobrecarregá-lo com trabalho fora do seu horário. Uma ferramenta que deveria servir para ajudar, pode enfraquecer e comprometer a sua equipe.

3 – Comunicação é diferente de informação

O canal para dar um feedback aos pais, professores, alunos e equipe é uma conversa, pessoal, reservada, com linguagem e condução específica para cada pessoa que recebe este feedback. Jamais permita que essas situações ocorram por meio desta ferramenta, pois se perde uma das grandes forças da instituição, a comunicação institucional. Use seu grupo para informar, a comunicação efetiva, é feita de outra forma. Outro fator importante, é que por ser uma ferramenta impessoal, as informações podem ser distorcidas nos grupos, portanto, é recomendado apenas uma saída de informação, a da escola. Os recados, informativos e comunicados gerais, devem ser claros e objetivos.  Portanto, é possível usar a ferramenta, desse que com cuidado e com objetivos bem definidos, e lembre-se um grupo da instituição, é usado para tratar de assuntos institucionais, evitando qualquer outro tipo de tema. Como diz o ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.

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