Uncategorized

#2-Gestão Escolar e Seus Fundamentos na Prática

Bem-vindos ao nosso segundo post, e, antes de começarmos, é fundamental entendermos de maneira simples e objetiva o que é gestão escolar, para depois, abrirmos como ela funciona na prática e nos aprofundarmos nas experiências. Partimos do pressuposto que é fundamental ler e estudar conceitos, pesquisas e as legislações que abordam o tema, enquanto aqui no blog, focamos numa abordagem mais pragmática.

 

Afinal, O Que é Gestão Escolar?

Podemos de forma sintetizada, definir gestão escolar como o processo de gerir recursos humanos, financeiros e materiais disponíveis na instituição, afim de garantir a qualidade e de ensino. Enfim, é o processo de administração da instituição como um todo, que gere todos os setores, promovendo o bom funcionamento deste ambiente.

Portanto, o objetivo é motivar e liderar sua equipe, alcançar metas e objetivos, promover a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, além de envolver e atender as necessidades da sociedade.

É importante lembrar que a Gestão Escolar é diferente da Gestão Educacional, mas este é um assunto que abordaremos em um outro momento.

 

Gestão Participativa: a Gestão Escolar é uma Grande Parceria

Como já mencionado, o propósito do blog, é trazer uma visão mais prática e objetiva da gestão. Por isso, não vamos focar tanto nos conceitos teóricos, certo? Então, trago logo um dos maiores aprendizados que adquiri ao longo do tempo: a gestão escolar é um processo de grandes parcerias. Nada na gestão é isolado ou individualizado, tudo o que se planeja e se executa é elaborado em conjunto, logo, de maneira participativa. Até porque, o papel de uma instituição de ensino, é promover o conhecimento pautado nas necessidades de uma sociedade muito dinâmica, onde a velocidade e a quantidade de informações são cada vez maiores e as demandas por elas estabelecidas, nos exigem uma reinvenção e adaptação com a mesma velocidade, já que o processo de aprendizagem não se limita mais aos muros de uma escola ou de uma faculdade, ele está presente em toda parte. E, também, pelo fato das legislações normatizarem como fundamental o processo da gestão participativa.

Então, é fundamental que se compreenda que a gestão escolar, de fato é uma grande parceria, que se estabelece com os mais variados atores que compõe o cenário educacional e social acerca da instituição.

 

A Gestão Participativa: dois Pilares fundamentais

Outra importante lição que aprendi, é que este processo de parceria precisa acontecer tanto com os nossos pares, a nossa equipe, composta por coordenadores, professores, funcionários administrativos e das mais diversas áreas, que chamamos de comunidade interna, quanto com os alunos e os demais elementos de fora da instituição, que chamamos de comunidade externa. Portanto, sozinho, o gestor não consegue ir longe, pois, de nada adianta dominar processos e conteúdos se não souber encaminhar e estruturar processos de forma conjunta, dividir responsabilidades, coordenar e confiar estes processos a sua equipe. Também, é necessário articular ações não só com o olhar da instituição, mas também com o olhar dos alunos e da sociedade. Certamente, se não levar em conta estes fatores, as dificuldades vão eclodir em sua frente de maneira exponencial.

Isso é o que chamamos de gestão participativa, pois, prevê a participação dos membros da instituição e a participação dos alunos e da sociedade nos processos de decisão da gestão.

 

Importante!!!

Para aprofundar mais o seu conhecimento sobre a gestão escolar, sugiro a leitura de duas obras:

  • Dimensões da gestão escolar e suas competências- Heloísa Lücke
  • Organização e Gestão da Escola: Teoria e prática- José Carlos Libâneo

 

Os dois autores nos  trazem abordagens mais aprofundadas sobre o tema e que contribuíram muito em minha formação. Recomendo a leitura e até o próximo post.

7 thoughts on “#2-Gestão Escolar e Seus Fundamentos na Prática

  1. Parabéns pela iniciativa. Terei o maior prazer em participar trocando ideias e experiências . Trabalho com docência em Gestão Escolar e em visitas às escolas acompanho boas práticas pedagógicas e outras nem tão exitosas experiências .
    Fico muito feliz com sua proposta em somarmos aprendizagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *