Neste texto, vamos discutir sobre o tempo, como o gestor pode utilizá-lo da melhor forma no seu dia a dia, tanto para ações do cotidiano da escola, quanto para fins de planejamento, já que, todos sabemos, que o tempo é um recurso cada vez mais escasso.
Mas, planejar o tempo é um dos grandes desafios de todo gestor escolar, afinal, como sair da função de “apagar incêndio” da sua rotina de trabalho e passar a pensar na escola, a fazer diferente, gerenciando as dificuldades do dia a dia e exercendo um olhar externo sobre estes aspectos.?
Antes abordarmos algumas estratégias, quero compartilhar algo que tomei conhecimento ao ler uma pesquisa recente, realizada com gestores escolares de todo o Brasil. Os dados mostram as atividades que demandam o seu tempo e, os resultados foram os seguintes: mais de 40% de seu tempo são gastos com tarefas operacionais, cerca de 30% de seu tempo é gasto com a resolução de conflitos, e, o planejamento, apareceu em último lugar, com menos de 10% do tempo gasto na sua rotina de trabalho. Situação complicada, não? Um dos aspectos mais importantes que é planejar ações futuras é a tarefa que é executada com o menor tempo. Então, seguem algumas dicas para tentarmos otimizar isto:
Tenha um olhar externo sobre sua escola
Ao longo da minha experiência, posso lhes afirmar que trabalhar como gestor numa instituição de ensino é muito delicado, não só pelo fato de gerenciar ações e relações com sua equipe, alunos, pais e a comunidade, mas também por tratar de algo tão sensível como a formação de seres humanos. Portanto, ter um olhar externo, de fora para dentro da instituição, é um ponto fundamental para poder planejar algo para o futuro e enxergar soluções. Pois, o cotidiano escolar é dinâmico, já que por vezes, mesmo planejando e organizando uma semana de trabalho, no dia seguinte, certamente muitas coisas irão estar diferentes do que ele deixou no dia anterior. Se o gestor não tirar o foco destes problemas e pensar numa maneira sistemática de resolvê-los, certamente ficará preso por ali.
Novamente, os conflitos
Já é sabido que, intermediar conflitos e encerrá-los da forma correta é crucial, mas, muitos desses conflitos que surgem espontaneamente são questão inerentes ao seu cotidiano e podem ser resolvidos por pessoas competentes da sua equipe. Tenha alguém capacitado e que saiba resolver os conflitos mais comuns dentro da escola, isso lhe ajudará a ganhar mais tempo e queimar alguns neurônios a menos. Caso contrário, vai virar o famoso bombeiro e ficar apagando incêndios todos os dias.
Delegue ações operacionais
Neste aspecto, penso que é primordial para o gestor investir na organização desses processos, e, para começar nesta organização, perceba como anda a comunicação do seu ambiente, normalmente, dentro da escola, isso é algo comum de apresentar falhas e demandar atenção, se antecipe a elas. Aqui também é importante preparar a sua equipe para resolver problemas rotineiros. Portanto, capacite, delegue e confie a execução de atividades que são frequentes. Elimine essas ações volumosas do seu quadro operacional, apenas gerencie, tome conhecimento do que a sua equipe executa.
Conclusão
Por fim, esse planejamento que abordamos, nada mais é do que uma organização dos processos, ou seja, transformar e inovar de verdade a instituição, com ações concretas e pensadas com antecedência, de forma controlada, pois elas lhe proporcionarão mais tempo para se dedicar a conflitos e problemas mais sérios e ações que podem promover o crescimento da sua escola.