Gestão Estratégica

Gestor Escolar: 3 Dicas para Desenvolver uma Parceria de Sucesso

Um dos grandes desafios gerais para o gestor, seja ele de instituição de Ensino Superior, Educação Básica, pública ou privada, é criar parcerias de sucesso. E isso, não é algo que aconteça do dia para a noite, é um processo complexo, precisa ser estruturado, pensado, planejado e monitorado em cada etapa. Costumo falar que a gestão escolar é um grande quebra cabeça, onde existem muitas peças diferentes, e, as parcerias, representam uma peça grande e relevante deste conjunto, pois, existe um espaço para esta peça, e cabe ao gestor e a sua equipe, empenhar energia e esforço para encaixá-la.

Para entender este processo e executá-lo de forma satisfatória, precisa além do esforço, ter uma visão além dos muros e das paredes da escola, já que a busca de parceiros, tem o propósito de buscar a melhoria da estrutura, do funcionamento, do ambiente e consequentemente o processo de aprendizagem. As parcerias, tem o objetivo de promover algo positivo para a escola, portanto, buscar entender qual o elo faltante no na relação entre a escola e a comunidade é o propósito central da parceria e fazer esta conexão para facilitar os processos.

 

Primeiro as parcerias internas, depois, as externas

O gestor precisa entender que a primeira parceria que deve existir numa instituição, é a pareceria entre o gestor e seus pares, como a equipe pedagógica, de professores e com os alunos, o que podemos chamar de parcerias internas. Pois, não se executa outras grandes parcerias externas sem harmonia nas relações com seus parceiros internos. Neste aspecto, contemplamos pontos que abordamos em outros textos, a questão de delegar, de envolver e alinhar metas e objetivos com seus pares. Já as parcerias externas, são com a comunidade de uma forma geral, onde buscamos o apoio dos pais para realizar determinado evento, ou de empresas ou comércios para nos apoiarem com recursos, equipamentos e até mesmo a concessão de espaços físicos.

 

Planeje e defina metas claras

De nada adianta ter os melhores propósitos e buscar parcerias sem ter um planejamento claro, com as suas metas bem definidas e com uma descrição de quais serão os métodos para avaliar o projeto, ver a sua eficácia. Pois, isso além de transparecer clareza e objetividade com o seu futuro parceiro, também demonstrará que seu projeto não é apenas mais uma ação que não culminará em nada. Por exemplo, podemos usar um projeto de robótica, onde você quer treinar e levar uma equipe de alunos para uma competição. Para que que você consiga recursos para esse projeto, como material, verba e transporte, o seu parceiro precisa saber dos propósitos e das suas metas.

 

Uma parceria com começo meio e fim

Logo no início do projeto, estabeleça um meio de comunicação efetivo, deixe claro as metas e os deveres tanto da escola, quanto dos parceiros, para efetivar um comprometimento de todas as partes envolvidas. Use os indicadores de avaliação para dar devolutiva para os seus parceiros, mantenha-os sempre informados do andamento e dos resultados, comunicados por e-mail evitam que o assunto seja esquecido. Portanto, estabeleça um começo, meio e fim para os seus projetos.

Portanto, assuma essa frente, promova parcerias internas e externas, torne-se um protagonista, assuma um papel de líder, aproximando as pessoas, e estabelecendo sinergia na busca pelos resultados. Assim, se fecha a metáfora do quebra cabeça, onde cada parte se encaixa no seu devido lugar. Enfim, a instituição se fortalece, o gestor assume um papel na liderança e os resultados tornam-se mais visíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *